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Projeto Rondon: uma experiência para a vida toda

Dedico carinhosamente este trabalho à Jéssica,
Luana, Carol, Amaury, Raquel, D. Cida, D. Ladiva,
minha “família Rondon” e à Dani. Pessoas muito
especiais, acolhedoras, leais companheiros e
amigos verdadeiros, que transformaram a minha
vida e hoje fazem parte da minha história.


“Os educadores precisam
compreender que ajudar as
pessoas a se tornarem pessoas é
muito mais importante do que
ajudá-las a tornarem-se
matemáticas, poliglotas ou coisa
que o valha”.
(Carl Rogers)


"Feliz aquele que transfere o
que sabe e aprende o que
ensina”.
(Cora Coralina)


2
1. Introdução
A PUC Minas em parceria com a Prefeitura
de Padre Carvalho, cidade localizada no Norte do
Estado de Minas Gerais, com aproximadamente
seis mil habitantes, realizou um projeto interventivo
em Julho/2009, conforme demandas levantadas
através do diagnóstico efetuado na cidade, no mês
de Abril/2009, por uma equipe do Projeto Rondon,
Coordenada por Cristiane Expedito Batista (exaluna
de Enfermagem da PUC Minas).
O presente trabalho tem como finalidade
assimilar todas as atividades interventivas
realizadas na cidade de Padre Carvalho, tais como
cortejos, oficinas, gincanas, rua de lazer, noite
cultural, dentre outras atividades. Este
empreendimento, realizado no período de 18 a
31/07/2009, teve como objetivo, levar informações
primordiais sobre saúde, cultura, higiene,
educação, cidadania, orientação vocacional,
resgate cultural, criação de grupos de convivência,
3
dentre outras necessidades da população de Padre
Carvalho.
A equipe multidisciplinar designada para tal
intervenção era composta por doze participantes,
universitários, a saber: Ana Paula Soares (Ciências
Biológicas), Aniele Lucas Pereira (Enfermagem),
Dayane Alves Cândida (Enfermagem), Elaine Alves
da Silva (Enfermagem), Emanuel Henrique
Fonseca (Geógrafo e estudante de Engenharia
Civil), Giane Alves de Melo e Assis Cunha
(Psicologia), Giovanne Paim (Pós-graduando em
Direito), Joice Rodrigues Miranda (Enfermagem),
José Carlos M. Nascimento (Administrador e
estudante de Direito), Kelly Adams de Jesus
(História), Luciana Maria Cezário Coelho
(Psicologia) e Natálya Gonçalves Pereira
(Medicina).
4
Fonte: arquivo pessoal
A equipe foi coordenada por Giovanne Paim,
que humildemente informou ser a primeira
experiência na coordenação, embora fosse
veterano no Projeto Rondon. A atuação do
coordenador foi de suma importância na
organização e no entrosamento da equipe, além de
muito eficiente em todas as atividades
desenvolvidas. Foi extremamente atencioso no
trato com cada membro de sua equipe, conforme o
que lhe era solicitado, tanto na elaboração das
oficinas, como nas necessidades pessoais, por
5
exemplo, oferecer o máximo de “conforto” dentro
das mínimas condições oferecidas pela estrutura da
cidade e do alojamento, especificamente. Também
demonstrou comprometimento com sua equipe,
com as crianças (fiéis companheiras dos
Rondonistas) e em todas as atividades interventivas
realizadas no período da intervenção.
A equipe se deslocou da portaria da PUC –
unidade Coração Eucarístico, da cidade de Belo
Horizonte, na sexta-feira, dia 17/07/2009, às 22h e
chegou à cidade de Padre Carvalho, no sábado, dia
18/07/2009, às 13h, após deixar outra equipe na
cidade de Cristália. A equipe de Padre Carvalho foi
conhecer as instalações de Cristália e constatou
que a casa era limpa, espaçosa, localizada no
centro da cidade, tinha camas com colchões
forrados, quintal com árvores frutíferas, banheiro
interno e uma pessoa cozinhando para eles. Criouse
certa expectativa quanto à recepção em Padre
Carvalho.
2. Diário de Intervenção
6
18/07/2009
Os Rondonistas foram recebidos na Escola
Municipal Lidônea Félix (EMLF), por Daniele,
funcionária “pau-pra-toda-obra” da Prefeitura local e
pop Sandra, supervisora da escola. A estrutura
oFerecida pela escoda não7era, digamos que das
melhores, pois faltava água $iariamente, a
iluminaçã/ era ruim, o terrdnn acidentado, os
banheiros ficavam a aproxim`damente 30 metros da
sala que servia como alojamento e estavam muito
sujos quando a equipe chegou ao local, os
colchões oferecidos eram finos e não havia camas.
O universitário ao se voluntariar ao Projeto
Rondon tem conhecimento de que as condições
gerais de alojamento variam de cidade para cidade.
A equipe designada à cidade de Padre Carvalho
não foi tão agraciada quanto à de Cristália, mas o
importante é que os objetivos propostos sejam
alcançados e que se leve uma boa prestação de
serviço, com muita dedicação às comunidades
7
carentes de Padre Carvalho, e quem sabe um
pouco de esperança e estímulos para que lutem por
um futuro mais próspero, tanto na dimensão
pessoal quanto na social.
Fonte: arquivo pessoal
19/07/2009
Os doze componentes da equipe saíram às
ruas pela manhã, fantasiados, em cortejo para
convidar a população da cidade a participar das
oficinas oferecidas e das atrações para crianças e
8
adultos. A equipe fazia algumas paradas em
lugares estratégicos, como na praça principal da
cidade e em lugares onde havia pessoas
aglomeradas. Algumas músicas, como: “eu vou
andar de trem”, “peneirei fubá”, “Abra sua porta” e
outras eram entoadas e contava com a interação do
público local para ficar divertido. Muitas crianças
seguiam ao cortejo e alguns adultos entravam nas
brincadeiras e danças. O objetivo era divulgar o
trabalho voluntário, através de oficinas informativas,
gincanas, palestras e rua de lazer, para levar até a
população da cidade dicas de saúde, cultura,
higiene, educação ambiental e muito mais.
9
Fonte: arquivo pessoal
Na parte da tarde, aconteceu uma reunião
em uma das salas da EMLF, com a equipe de
rondonistas e os representantes da Associação dos
10
moradores da cidade para levantar as principais
demandas e buscar, juntos, as soluções possíveis.
Os maiores problemas apresentados foram:
· Coleta do lixo pela Prefeitura;
· Conscientização dos próprios
moradores quanto à limpeza urbana;
· Alto índice de pessoas com Doença
de Chagas;
· Falta de formação técnica e
qualificação dos profissionais1 de
saúde do “postinho” (Centro de Saúde
de Padre Carvalho).
Após a reunião com a Associação dos
moradores, os rondonistas se dividiram em subequipes
para planejarem as oficinas e organizarem
o cronograma do Plano de Ação.
À noite, o coordenador e outros dois
membros da equipe foram ao culto na Igreja
Católica, para divulgarem as atividades do Projeto
Rondon na cidade, os serviços e o tipo de
1 Segundo o relato do Sr. Donato, membro da Associação, os
agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) não têm
nem o 2º ano do Ensino Médio.
11
informações a serem proporcionadas nas oficinas e
principalmente para conscientizar os moradores
quanto à importância da participação popular nas
atividades realizadas pelos voluntários.
Todas as noites aconteciam reuniões da
equipe, dirigidas pelo coordenador, para se fazer
um apanhado geral do dia e planejar as próximas
ações.
Há na dinâmica do Projeto, uma brincadeira
entre os rondonistas, para descontrair as tensões,
aproximar os componentes e amenizar a saudade
de casa, que consiste em sortear um rei ou rainha e
dois bobos para fazê-la (o) rir a cada dia. Na
primeira reunião da equipe, sortearam-se os reis,
rainhas e bobos de cada dia. Todos os
participantes escreviam cartinhas para o rei ou
rainha do dia e as cartinhas eram lidas ao término
das reuniões, depois os bobos faziam qualquer
gracejo para divertir sua majestade e os demais
membros da equipe. Havia ainda um anjo oculto,
que da mesma forma, foi sorteado na primeira
reunião e se tratava de uma espécie de protetor
12
oculto do colega, ou seja, o anjo tinha a função de
fazer seu protegido sentir-se bem no período da
intervenção. No último dia da viagem, os anjos
foram revelados. Essas dinâmicas fizeram com que
o grupo ficasse coeso e criaram-se fortes laços de
amizade entre os participantes, o que facilitou o
trabalho em equipe e fomentou um excelente
resultado dos trabalhos propostos.
Fonte: arquivo pessoal.
20/07/2009
Às 9h os rondonistas se reuniram com os
representantes da Prefeitura, Centro de Referência
13
em Assistência Social (CRAS), Programa de
Erradicação do Trabalho Infantil (PETI),
Transportes, Conselho Tutelar, Saúde e Telecentro
de Padre Carvalho, para serem apresentados e
para facilitarem os trabalhos mutuamente.
Às 13h a equipe de universitários foi a
campo para diagnosticar as principais
necessidades da população, corroborando o
trabalho efetuado em Abril/2009 e as queixas
apresentadas pelos representantes da Associação
de moradores. A equipe foi dividida em seis duplas
e aplicou-se um questionário semi-estruturado (vide
modelo com coordenador da equipe:
giovannepaim@yahoo.com.br) em uma pequena
amostra de moradores da cidade. O objetivo era
conhecer o cerne dos problemas, para se elaborar
uma eficiente metodologia para as oficinas e atingir
resultados satisfatórios.
Nas reuniões preparatórias para a
intervenção na cidade de Padre Carvalho, que
aconteceram em Belo Horizonte, foi advertido
quanto à questão da rivalidade política entre a atual
14
Administração da Prefeitura e sua oposição, mas
empiricamente, a realidade política vivida pelos
moradores é surpreendentemente mais séria do
que se podia imaginar. Segundo o consenso dos
rondonistas: “a rivalidade política é a raiz da
maioria dos males da população”. E é também o
que causa dissensão entre as pessoas, adiando o
desenvolvimento da cidade.
21/07/2009
Pela manhã, uma sub-equipe multidisciplinar,
composta por uma médica, quatro enfermeiras e
duas psicólogas, todas em formação, visitou alguns
moradores que apresentavam alguma carência,
que chamou a atenção do grupo de rondonistas no
dia anterior, durante a aplicação do questionário.
Um dos visitados foi o Sr. A 2., de aproximadamente
70 anos de idade, viúvo há três anos, vive sozinho,
enfermo e depressivo. Outras duas moradoras, D.
2 Para se preservar a identidade dos moradores que
participaram da pesquisa diagnóstica, neste relatório serão
citadas apenas as iniciais de seus nomes verdadeiros.
15
F. e D. S., com queixas de hipertensão arterial e
climatério, receberam a visita da equipe de
rondonistas em seus lares. Finalmente, visitou-se o
garoto L., de 9 anos de idade, que sofre de um
déficit mental e estava com uma queimadura de
plástico quente no pé, resultado de sua peraltice.
Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas
pela família da criança, L. encontrava-se limpo,
bem cuidado e com o semblante feliz.
À noite, houve uma pequena
confraternização entre a equipe, com o objetivo de
aliviar o estresse “compartilhado”, devido às
dificuldades de adaptação ao lugar e com a
alteridade.
22/07/2009
Pela manhã, houve uma visita ao PETI para
se efetuar um levantamento do número de crianças
e adolescentes matriculados e se planejar
atividades educativas envolvendo-os. Aproveitou-se
a visita para trabalhar com os alunos, o tema:
16
Percepções Ambientais e Reciclagem. As crianças
e adolescentes fizeram desenhos acerca de suas
percepções do que significa para cada uma delas, o
meio ambiente. A visita durou três horas, de 8 às
11h.
À tarde, toda a equipe saiu em mutirão com
as crianças do local, promovendo uma
conscientização popular quanto à importância da
limpeza das ruas e a eliminação correta do lixo
residencial. Instruiu-se a população a não acumular
lixo em lotes vagos, para evitar a proliferação de
animais nocivos a saúde, como ratos, escorpiões,
baratas e até mesmo o barbeiro, portador do bacilo
transmissor da Doença de Chagas. Nos locais
muito sujos, a equipe colocava um X vermelho e
advertia os moradores a se mobilizarem quanto à
limpeza e conservação do local. Foi proposto um
retorno na semana seguinte para verificar se o
lugar estaria limpo, e assim, ganharia um V verde.
Relevante enfatizar a efetiva participação
das crianças em todas as atividades e
17
manifestações públicas do Projeto Rondon na
cidade de Padre Carvalho. Foi questionado à K.,
uma garotinha muito comunicativa, de 7 anos de
idade, quanto ao que ela deseja ser ao crescer e
ela disse que quer ser rondonista. Esta declaração
impressionou o grupo de universitários.
À noite, um considerável grupo de idosos da
cidade compareceu ao alojamento dos rondonistas
para demonstrarem um pouco de sua cultura
musical a ser resgatada pelas gerações
posteriores. Entoaram cânticos da “Folia de Reis” e
ensinaram suas danças. Foi um momento
memorável, em que proporcionou alegria, diversão
e saudosismo aos participantes. Muitos
comentaram sobre lembranças da juventude e suas
vivências.
23/07/2009
Pela manhã, alguns participantes da equipe
de Padre Carvalho realizaram oficinas com
educadores, sobre sexualidade e à tarde, sobre
18
humanização, com o público em geral,
principalmente aos funcionários da Prefeitura e do
“postinho” (Centro de Saúde de Padre Carvalho).
Os outros membros da equipe que não
participaram das oficinas relatadas preparavam as
oficinas do dia seguinte, faziam contatos com seu
público alvo e procuravam as senhoras mais
articuladas com a população idosa da cidade, para
juntos criarem um grupo de convivência.
19
20
Fonte: arquivo pessoal
À noite, um grupo de rondonistas visitou a
rádio local para transmitir a programação das
próximas oficinas e eventos e para levar ao vivo,
uma mensagem de reflexão para os ouvintes da
rádio. Importante relatar que a rádio esteve à
disposição do Projeto Rondon para divulgação de
todas as atividades e foi feito jus ao benefício
oferecido, pois no decorrer dos dias, o espaço
aberto foi usado para conscientizar a população
sobre educação ambiental, através de rádio-novela
e muitos avisos importantes foram transmitidos à
população Padre Carvalhense, através das ondas
do rádio.
21
24/07/2009
· 8h - encontro no PETI, dando
continuação do trabalho com os
alunos, sobre as percepções do meio
ambiente e conceituação do tema;
· 13h – novo contato com as senhoras
responsáveis pela Pastoral do Idoso
na cidade (D. Ladiva, D. Cida e D.
Erlita);
· 14h – Oficina: Higiene Corporal, local
EMLF, público: crianças;
· 15h – Oficina 3: Elaboração de
Projetos, local: Câmara dos
Vereadores de Padre Carvalho;
· 17h – Oficina: Protagonismo Juvenil,
local: EMLF;
· 20h – Filme na praça da matriz:
“Freedom Writers”, (Escritores da
Liberdade).
3 Esta oficina não aconteceu, por falta de participantes.
22
Houve grande mobilização da equipe neste
dia, pois sendo o mais produtivo desde a chegada
na cidade, todos se ajudaram nos preparativos das
oficinas, desde a aquisição dos materiais, até a
limpeza dos locais de realização das mesmas.
25/07/2009
Pela manhã, a equipe se dividiu em três subgrupos
para executar tarefas como cortejos,
gincanas e oficinas nas Zonas Rurais: Curral de
Varas, Campo de Vacarias e Ponte Velha. O
resultado do trabalho dos três grupos foi muito
satisfatório, porque houve público quantitativo e
qualitativo em todos os eventos preparados pelos
rondonistas, direcionados aos moradores das
Zonas Rurais.
Foi notável a discrepância na qualidade de
vida da Zona Rural, com relação ao centro de
Padre Carvalho. As crianças têm a aparência mais
saudável, são bem cuidadas, as casas são
modernas (há mais casas de alvenaria que de
23
adobe), não falta água, as ruas são limpas e
pareceu-nos que o conflito político não atinge tais
regiões.
Especificamente a equipe que foi à Campo
de Vacarias, chegou ao local da intervenção às 9h,
foi recepcionada por Vanderléia, esposa do
Vereador Norberto. A equipe, juntamente com as
crianças da localidade visitada, cortejou os
moradores, convidando-os para as oficinas de
saúde da mulher, higiene corporal e prevenção de
acidentes. Além da gincana que totalizou trinta e
oito participantes, com idade entre 1 e 12 anos, dos
quais apenas os infantes acima de 9 anos de idade
competiram. O evento durou de 9h e 30min. Às 11h
e 30min. Houve um intervalo de uma hora para o
almoço e repasse dos detalhes das oficinas
vespertinas.
Devido ao atraso dos participantes, a
primeira oficina programada para às 13h (Saúde da
Mulher) começou Às 14h e 30min. O público das
oficinas seguintes (Higiene Corporal e Prevenção
de Acidentes) foi chegando gradualmente e
24
agregando-se ao grupo que em interação, construía
um espaço de troca de saberes e percepções sobre
as temáticas apresentadas.
Fonte: arquivo pessoal
Os públicos das oficinas inevitavelmente se
mesclaram. Os rondonistas organizadores do
evento adaptaram a linguagem de apresentação
para todos os públicos, visto que havia
participantes de cinco meses a 50 anos de idade,
totalizando trinta e sete pessoas. Assim sendo, com
o público homogeneizado, as oficinas foram
25
ministradas sem a dispensa de qualquer público em
detrimento do próximo. A experiência foi
interessante, pois todos os envolvidos se
atentavam ao que, em grupo era construído. Todas
as atividades deste dia se encerraram às 17h.
26/07/2009
Neste dia a equipe foi dividida em dois
grupos de seis componentes, ficando o primeiro
responsável pela gincana, que aconteceu na
quadra coberta da Escola Estadual de Padre
Carvalho, de 8 Às 12h. Algumas crianças se
inscreveram previamente e 40 participaram
efetivamente dos jogos e brincadeiras, tais como:
revezamento de bola com obstáculo, futebol
masculino e feminino, queimada, corrida de saco,
dentre outros. Havia três equipes (amarela, verde e
vermelha), sendo vencedora a equipe amarela.
O outro grupo de rondonistas ficou
responsável pelas atividades na rua de lazer,
próximo à praça central da cidade, com duração
26
das 16 às 19h. Uma das atrações programadas era
a cama elástica, que por um problema de logística,
não funcionou. O grupo responsável pela diversão
neste evento improvisou com outras brincadeiras e
tudo correu bem, alcançando o objetivo de entreter
a população infanto-juvenil da cidade e premiar a
equipe vendedora da gincana da manhã. Houve
outras atrações como: pintura, pescaria, pula-corda,
acerte a boca do palhaço (Eduarrrdo), distribuição
de revistas em quadrinhos (para incentivar a
leitura), o cantinho da saúde (onde se calculava o
índice de massa corporal - IMC) e o cantinho da
assistência jurídica.
As atividades do dia foram produtivas, houve
diversão, informação e prevenção de doenças
cardiovasculares.
27/07/2009
Pela manhã duas rondonistas ensaiavam
teatro com as crianças do PETI para uma
apresentação na Noite Cultural, programada para o
27
dia 30/07/2009, a partir das 18h, no Bar do Milênio,
com a devida autorização dos pais ou
responsáveis, conforme o Apêndice I.
Na parte da tarde, os rondonistas
preparavam suas apresentações para as oficinas
dos dias 28 a 30/07/2009. Houve ensaio com as
crianças da peça teatral: “O Rio e o
Reflorestamento”, de Maria Strachman, das 14 às
16h.
Às 20h, na Câmara dos Vereadores de
Padre Carvalho, foi apresentada a Oficina:
Elaboração de Projetos. Estimava-se um grande
público, dentre eles os vereadores da cidade e
Zonas Rurais, Mas compareceram três pessoas,
para quem a oficina foi ministrada com a mesma
propriedade que foi planejada para um público
maior.
28/07/2009
Das 9 às 11h houve ensaio com as crianças
do PETI, na EMLF, lugar escolhido para todos os
28
ensaios precedentes à apresentação na Noite
Cultural. A Oficina: Por uma Melhor Idade, com os
idosos, teve a participação de oito membros da
Pastoral do Idoso e foram trabalhadas temáticas
como: resgate histórico pessoal e social, balanço e
investimento afetivo, auto-estima e autoconhecimento,
Estatuto do Idoso e auto-cuidado. A
duração do evento foi de 15h e 30min às 17h e
30min. O encontro foi encerrado com um café
coletivo, em que cada participante contribuiu com
um quitute. A oficina funcionou como um espaço de
prosa e reflexão. Todos os participantes saíram
com novos motivos para meditarem acerca de suas
vidas afetivas e dos cuidados com a própria saúde.
29/07/2009
Pela manhã houve ensaio com as crianças,
às 14h houve reunião no Conselho Tutelar
(responsáveis: José Carlos e Giovanne) e às 19h
houve oficina: Protagonismo Juvenil e Doenças
Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na Câmara
dos Vereadores.
29
Fonte: arquivo pessoal
30/07/2009
No dia que antecedeu a partida da equipe de
rondonistas para Belo Horizonte, foi feita uma
“tarde da beleza” com três crianças que vinham
acompanhando o grupo desde a chegada na cidade
e que demandavam muita carência afetiva, além de
cuidados com higiene corporal. Estas crianças
foram até as suas casas e buscaram roupas limpas
30
(de festa) e sapatos, pois só ficavam descalças e
usavam as mesmas roupas por vários dias.
Na ocasião, há muito ansiado pe l a s
rondonist a s , as crianças tomaram banho, limparam
e cortaram as unhas, passaram esmalte, creme
hidratante, limparam as orelhas, escovaram os
dentes, tiraram piolhos e bichos-de-pé. Com este
gesto simples, as rondonistas fizeram com que as
crianças se sentissem queridas, importantes e
valorizadas, aumentando sua auto-estima e autoconfiança.
Elas aprenderam sobre a importância do
auto-cuidado e a cuidar dos irmãos menores para
que o número de piolhos fosse reduzido, visto que
não foi possível eliminá-los de uma só vez. Veja
fotos no “Antes e Depois”.
Antes:
31
Fonte: arquivo pessoal
Depois:
32
33
Fonte: arquivo pessoal
Às 17h deste mesmo dia, na EMLF, houve a
palestra abordando as temáticas: Aleitamento
Materno e Saúde da Mulher. A Noite Cultural
programada para a partir das 18h, começou às 19h
e teve várias atrações como: teatro infantil,
apresentação da Folia de Reis, teatro de
conscientização contra a violência doméstica (ABC
do Preguiçoso – com a atuação de dois
rondonistas) e duas duplas de músicas regionais se
apresentaram.
Os rondonistas foram homenageados pela
Daniele, representante da Prefeitura, com belas
palavras e com uma singela homenagem; uma
música cantada por uma criança. Um clip
mostrando a retrospectiva do grupo da cidade, feito
por um dos rondonistas, foi exibido, causando
grande emoção entre os componentes da equipe e
em algumas pessoas presentes, que tiveram maior
contato com a equipe.
34
35
Fonte: arquivo pessoal
31/07/2009
Dia da despedida: choro, risos, malas
refeitas, poucas palavras...
A certeza de que partiríamos da cidade, mas
que ela (as pessoas, os momentos vivenciados,
sofridos, vencidos.) permaneceria em cada um de
36
nós: Ana Paula, Aniele, Dayane, Elaine, Emanuel,
Giovanne, Joice, José Carlos, Luciana, Natálya e
em mim.
3. Oficinas e Listas de presença de eventos com
participação direta
Oficina: Protagonismo Juvenil
Público alvo: Jovens e adolescentes
Duração – 1 encontro (1 hora)
Local – E. M. Lidônea Félix e Câmara Municipal dos
Vereadores de Padre Carvalho
Data – 24/07/09 e 29/07/2009
Horário- 17h e 19h
Rondonistas responsáveis – Giane Cunha, José
Carlos Nascimento e Luciana Coelho.
Introdução
Nesta trajetória cada pessoa
tem um significado, cada
detalhe um sentido. Do
método a troca de
experiências, do planejamento
às vivencias, é o processo de
construir a cidadania com
adolescentes e educadores
que garante a possibilidade
37
de transformação e
continuidade do trabalho.
(Baleeiro, Siqueira e
Cavalcanti, 1999).
O público-alvo para a realização desta
atividade é composto por adolescentes e jovens do
Programa de Erradicação do trabalho infantil (PETI)
e do Centro de referência de Assistência Social
(CRAS), dentre outros da cidade de Pe. Carvalho,
localizada na Região Norte do Estado de Minas
Gerais. As principais temáticas abordadas na
intervenção são: Projeto de Vida e Escolha
Profissional, objetivando proporcionar momentos de
reflexão sobre a importância das escolhas, os
fatores que influenciam na escolha profissional, os
conflitos que surgem no campo decisório e, como
sugere o título desta oficina, a responsabilidade de
cada jovem em protagonizar a própria história.
A idéia principal é fazer da oficina um espaço
de reflexão e descobertas em relação às escolhas,
aos fatores que interferem na mesma, às profissões
e o mercado de trabalho, autoconhecimento,
38
identidade, integração e comunicação grupal. Que
nestas práticas novos jeitos de caminhar apareçam!
Objetivo geral
Despertar os adolescentes e os jovens para
o seu papel na sociedade como forma de
transformar positivamente uma realidade.
Objetivos específicos
· Orientar os adolescentes quanto à
importância em escolher a profissão com a
qual mais se identifiquem.
· Conscientizar os adolescentes sobre a
importância do autoconhecimento e também
da auto-estima.
· Politizar os adolescentes, tornando-os
conscientes de seus direitos e deveres no
que diz respeito aos determinantes que
influenciam em sua escolha profissional, de
modo a fazê-la refletir conscientemente,
39
considerando sua liberdade dentro das
possibilidades de maneira otimista.
· Propiciar oportunidades de refletirem sobre
sua situação atual e o que poderá ser no
futuro.
· Promover momentos que estimulem os
adolescentes e os jovens a pensarem sobre
o seu projeto de vida e escolha profissional.
Metodologia
Pretende-se utilizar de local público, com
espaço adequado para que todas as pessoas
possam ficar acomodadas, será feita uma roda,
onde todos poderão participar e dar suas opiniões,
tirar suas dúvidas e questionar, aquilo que
estiverem de acordo.
Serão trabalhadas as seguintes técnicas:
· História do nome – 15 minutos;
· Gosto e faço – 20 minutos;
· Técnica das pedrinhas - 20 minutos;
40
· Cidadania, testemunho pessoal – 10
minutos;
· Motivação através da música “Como diria
Bob Dylan” de Zé Geraldo – 5 minutos.
(Anexo I).
Resultado
Importante informar, neste tópico do
resultado das oficinas sobre o Protagonismo
Juvenil, que na primeira oficina realizada na EMLF
só havia comparecido três pessoas interessadas,
mas os rondonistas não desanimaram e foram às
ruas fazer um convite de última hora. Outras sete
pessoas foram acrescentadas ao pequeno, porém
valorizado público. Foi plantada uma semente de
preocupação quanto ao próprio futuro e houve um
despertamento por parte dos participantes, quanto
à responsabilidade das escolhas. Os jovens
entenderam o sentido de ser protagonista da
própria história e refletiram acerca de suas
identidades, vivências e futuro.
41
LISTA DE PRESENÇA - OFICINA: PROTAGONISMO JUVENIL
DATA: 24/7/2009
LOCAL: E. M. LIDÔNEA FÉLIX
NOMES: IDADE:
1 Amaury Lopes de Assis 13
2 Eduardo Maciel 6
3 Guilherme Félix de Sousa 5
4 Janicléia Ferreira de Souza 12
5 Nelson de Oliveira 32
6 Pâmela Micaella Souza Guimarães 10
7 Raquel Fidelis Pereira 14
8 Ricardo Lucas Ferreira Guimarães 10
9 Talyta Sales de Souza 13
10 Tatiana Sales de Souza 9
11 Vanessa de Queiros Sousa 10
LISTA DE PRESENÇA - OFICINA: PROTAGONISMO JUVENIL E DST
DATA: 29/7/2009
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DOS VEREADORES DE PE. CARVALHO
NOMES: IDADE:
1 Arlete Alves Pereira de Souza 35
2 Karine Alves de Oliveira 11
3 Katiele Lopes Dias 20
4 Luzinete Fidelis Fonseca 20
5 Maria Dalvânia Vicente Fonseca 17
6 Maria Marciene Siqueira 18
7 Neide Alves Siqueira 33
8 Raquel Fidelis Pereira 14
42
9 Tatiane Cardoso de Souza 12
10 Vitório Tainá dos Santos Pereira 12
Oficina: Por uma Melhor Idade
Público alvo: Idosos
Duração – 1 encontro (2 horas)
Local – Escola Municipal Lidônea Félix
Data – 28/07/2009
Horário- 17h
Rondonistas responsáveis – Aniele Lucas, Dayane
Alves, Elaine Alves , Giane Alves, Joice Miranda,
Kelly Adams, Luciana Coelho e Nathalya
Gonçalves.
Introdução
As várias alterações fisiológicas decorrentes
do processo de envelhecimento as funções do
sistema nervoso central, principalmente as de
origem neuropsicológicas envolvidas no processo
cognitivo tais como, o aprendizado e memória.
Essas alterações podem comprometer o bem estar
biopsicossocial do idoso impedindo a continuidade
da sua vida social de forma participativa,
interagindo com os familiares em particular e com a
sociedade no geral.
43
Partindo da concepção em que o
envelhecimento é considerado um acontecimento
patológico e marco inicial para a contagem
regressiva da vida, alguns idosos abandonam a
preocupação de se manterem participativos no
ambiente social em que vivem, entregando-se à
aposentadoria de maneira passiva, inativa e cada
vez menos reflexiva, o que, por sua vez, pode
representar um prejuízo incondicional à saúde
mental e física do indivíduo, além de constituir-se
fator de risco para o declínio cognitivo e para a
demência.
Alguns estudos sugerem a existência de
fatores relacionados à saúde, eventos biológicos e
ao modo de vida do indivíduo como possíveis
determinantes da taxa de envelhecimento cognitivo.
Objetivo geral
Sensibilizar os idosos quanto a importância
do grupo de convivência , a partir da
conscientização dos cuidados com a saúde e a
44
auto valorização, proporcionando uma melhor
qualidade de vida.
Objetivos específicos
 Refletir a respeito da importância do grupo
de convivência
 Capacitar as “lideres” do grupo de idosos a
serem multiplicadoras do trabalho com
técnicas grupais a serem desenvolvidas nos
encontros.
 Orientar os idosos quanto à saúde e ao autocuidado,
como forma de prevenção de
doenças e acidentes domésticos, buscando
a promoção da autonomia da pessoa idosa.
Metodologia
Para a realização dessa oficina
trabalharemos a memória e a valorização do grupo
nessa etapa da vida, como forma de estimular os
encontros entre eles após a partida da equipe do
45
projeto Rondon, uma vez que possibilita a partir do
grupo uma ressocialização fortalece o grupo de
amizades beneficia a auto estima dos idosos dando
um novo sentido para a vida daqueles que antes se
sentiam sozinhos e sem muitas expectativas.
A oficina iniciará abordando a importância da
valorização da história do próprio individuo alem da
influencia que este tem para a sociedade quanto as
ações como forma de resgatar a cultura local .Para
esta discussão demandaremos um tempo de
aproximadamente 20 minutos .
Em seguida aplicaremos as técnicas: “Gosto e
faço”, e “A coisa mais importante do mundo”,
objetivando despertar o valor de cada idoso. Para
esta discussão demandaremos um tempo de
aproximadamente 40min.
Resultado
A oficina funcionou como um espaço de
prosa e reflexão. Todos os participantes saíram
46
com novos motivos para meditarem acerca de suas
vidas afetivas e dos cuidados com a própria saúde.
LISTA DE PRESENÇA - OFICINA: POR UMA MELHOR IDADE
DATA: 28/7/2009
LOCAL: E. M. LIDÔNEA FÉLIX
NOMES:
1 Alcina Nunes de Souza
2 Augusta Ferreira
3 Cleumárcio Fonseca
4 Erlita Pestana dos Santos
5 Guilhermina Santa Rosa
6 Jovercina Gomes da Costa
7 Ladiva Cardoso de Araújo Guimarães
8 Maria Ribeiro de Souza
Oficina: Saúde da Mulher
Público alvo: Mulheres de 0 a 100 anos
Duração – 1 encontro (1 hora)
Local – Garagem da casa do Vereador Norberto em
Campo de Vacarias
Data – 25/07/09
Horário- 14h 30min
Rondonistas responsáveis – Dayane Alves , Elaine
Alves e Giane Cunha.
Introdução
47
Esta oficina é importante para a população
da Zona Rural: Campo de Vacarias, pois visa tratar
de assuntos relevantes para a saúde mental da
mulher, tais como: investimento afetivo, auto-estima
e auto-confiança. Pretende-se ainda informar as
mulheres sobre a importância do auto-exame de
mama e outros exames periódicos essenciais para
a saúde da mulher, como o exame ginecológico
preventivo de câncer de colo de útero.
Objetivo geral
Levar informações importantes sobre a
saúde da mulher de modo geral.
Objetivos específicos
· Reforçar a auto-estima e a autoconfiança
da mulher;
· Falar sobre a importância da
diversificação do investimento afetivo;
48
· Demonstrar como se faz o auto-exame
de mama;
· Promover a saúde da mulher.
Metodologia
Palestras de 1h de duração total, sendo
30min para saúde mental e 30min para saúde
física. Demonstração de auto-exame, através de
prótese de uso técnico.
Resultado
A participação do público alvo foi
surpreendente, tanto qualitativa, quanto
quantitativamente. Ao término das palestras
ministradas pelas rondonistas, houve várias
perguntas, que proporcionaram trocas de
experiência e construção de conhecimento.
LISTA DE PRESENÇA - OFICINA: SAÚDE DA MULHER
49
DATA:25/7/2009
LOCA
L:
GARA
GEM
DO
VER.
NORB
ERTO
NOMES: IDADE:
1 Aparecida Nunes da Silva 23
2 Claudenice Caldeira Brand 20
3 Lívia Francielle Viana 15
4 Maria da Cruz (Liinha) 50
5 Maria Gomes Cardoso 15
6 Maria Nice Santa Rosa 22
7 Miguel Pereira de Almeida 44
8 Tereza Caldeira dos Reis 50
9 Vanderléia Souza Oliveira 32
10 Walda de Melo 33
LISTA DE PRESENÇA - GINCANA
DATA: 25/7/2009
LOCAL: QUADRA ESPORTIVA NO CENTRO DE CAMPO DE VACARIAS
NOMES: IDADE:
1 Ana Clara Santos Souza 9
2
Bárbara Verônica Santos
Souza 12
3 Beatriz Lorrany de Oliveira Reis 5
4 Camila Soares de Melo 9
5 Cauã 2
6 Cauã Nunes Pereira 4
50
7 Diney 5
8 Diogo 4
9 Ellen Camily Francisco Oliveira 7
10 Felipe 10
11 Felipe Pedro Mendes 3
12 Geicilene 9
13 Giovana de Jesus Rocha 6
14 Gustavo Felipe de Oliveira Reis 3
15 Igor Baltazar Morais 8
16 Joice Evelin 5
17 José Fernando de Melo 7
18 Juan 2
19 Lucrécio Rodrigues Lima 6
20 Maniquelly 6
21 Maria Aparecida 9
22 Maria Eduarda Oliveira 2
23 Maria Fernanda Oliveira Lopes 6
24 Mariana Oliveira 3
25 Marlete Mendes da Silva Melo 1
26 Mateus Francisco de Melo 10
27 Mateus Samuel Nunes Pereira 8
28 Mike Paulino Baltazar 6
29 Nayara Mendes de Melo 11
30 Nilma 10
31 Pablo Oliveira dos Reis 6
32 Ricardo Guimarães Reis 10
33 Ronald 8
34 Sadiellen Rodrigues Lima 3
35 Samuel Nunes 5
36 Sandriely de Oliveira Reis 9
37 Wellington Santos Oliveira 12
38 Willian 10
4. Considerações Finais
51
Desde o início da graduação somos
informados acerca dos projetos extensionistas,
grande é o desejo de participar, mas pouco tempo
há para se dedicar. Há muito esta experiência foi
protelada, por motivos profissionais e pessoais, até
que, aproximando-se do final do curso (8º de 10
períodos), foi irrecusável o chamado.
Certamente não foram fáceis os preparativos
que antecederam a viagem (férias do trabalho,
compreensão da família, aceitação da idéia de ter
que tomar banhos frios etc.), até mesmo motivos
administrativos da coordenação geral do projeto,
quase foram impeditivos para que se concretizasse
o anseio de ser uma rondonista regional. Muito foi
ponderado, acerca de se relatar ou não o
acontecido, mas julgou-se necessário, para que
não venha a se repetir com outras pessoas, a falha
preconceituosa e um julgamento preconcebido,
sobre o caráter de pessoas que nunca se viu
alhures.
52
O fato é que a coordenadora geral do Projeto
Rondon, que não cabe, por bem, citar o nome,
queria impedir que duas amigas de curso,
comprometidas com a formação acadêmica, com a
multiplicação do conhecimento construído e
principalmente com o outro, fizessem parte da
mesma equipe, pelo simples fato de serem amigas.
A coordenadora em questão alegou ter tido
problemas com pessoas que iam com o propósito
de “passear e se divertirem”. Cabe lembrar que a
Região do Norte do Estado de Minas Gerais é uma
das mais miseráveis do País, com quase nenhum
atrativo turístico e com as mínimas condições de
saúde e higiene, pois falta água (recurso
indispensável à sobrevivência humana) em muitas
localidades desta Região.
Pressupõe-se que estudantes universitárias,
casadas e empregadas, não abririam mão do
conforto de seus lares e de sua vida cotidiana
abastada para verem crianças famintas e
descuidadas, idosos enfermos e abandonados,
fome, terra vermelha e briga política, há
53
aproximadamente 62mil km de suas casas.
Portanto, cada pessoa, antes de fazer qualquer
julgamento de valor, deveria buscar conhecer o que
o outro tem de bom a oferecer.
Superados os desafios iniciais e as
“surpresas desagradáveis” encontradas no
banheiro do alojamento, podia-se dizer que nada
mais impressionaria. O que não seria verdade, pois
algumas coisas ainda causariam choque e
comoção, como: a fome e o abandono, que só
eram conhecidos à distância, a pureza no
expressivo olhar de uma criança, a possibilidade de
se melhorar como pessoa, através do sofrimento
alheio, a sensibilidade para com os semelhantes e
a mais genuína e desinteressada prática do amor
fraternal, demonstrado por parte de uma equipe de
jovens adultos com os horizontes abertos, sonhos
diversos e objetivos louvavelmente atingidos.
5. Referências
54
AFONSO, Maria Lúcia Miranda. Oficinas em
dinâmica de grupo: um método de intervenção
psicossocial. Belo Horizonte: Ed. do Campo
Social, 2000. 145p.
BALEEIRO Maria Clarice; SIQUIERA, Maria José;
CAVALCANTI, Ricardo Cunha e SOUSA, Vilma.
Sexualidade do adolescente: Fundamentos para
uma ação Educativa. Salvador: Fundação
Obedrecht, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da
Educação e Secretaria de Estado da Saúde de
Minas Gerais, p.357, 1999.
FELIPPE, Wanderley C. Orientação vocacional:
as práticas profissionais e a representação
social. Cadernos de Psicologia, Belo Horizonte, v.
4, n. 5, p. 58-61, dez. 1996.
FELIPPE, Wanderley Chieppe. Orientação
Vocacional, profissão e globalização. VIII
Jornada da Clínica de Psicologia, realizada em Belo
Horizonte, na PUC- MG, nos dias 15 a 17.03.2000.
SOARES, Dulce H. O que é escolha profissional?
2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.
SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha
profissional: do jovem ao adulto. São Paulo:
Summus, 2002. 196p.
55
SOARES, Dulce Helena Penna. O Jovem e a
escolha profissional. Porto Alegre: Mercado
Aberto, 1987.
56
Apêndice I
Prezado (a) Senhor (a)
_________________________________________
______,
O Projeto Rondon está em Pe. Carvalho e
pretende realizar uma Noite Cultural, no dia
30/07/09, a partir das 18h, no Bar do Milênio.
Contamos com sua presença e solicitamos
sua autorização para seu (sua) filho (a)
_________________________________________
_, participar de uma peça teatral sobre o meio
ambiente. É fundamental a presença das crianças
nos ensaios que acontecem na Escola Municipal
Lidônea Félix, no período de 27 a 30/07/09, de 9h
às 11h e de 14h às 16h, sob a responsabilidade da
equipe do Projeto Rondon. Desde já agradecemos
o apoio e contamos com a presença de todos. Caso
concorde com a participação de seu (sua) filho (a),
favor assinar o termo abaixo:
57
Termo de Autorização
Autorizo meu (minha) filho (a) a participar do
teatro com os rondonistas, conforme explicado
acima.
Nome:
_________________________________________
___________________
Pe. Carvalho, 27 de Julho de 2009.
* Obs: Qualquer dúvida, falar com Ana Paula ou Giane no cel. 9916-0285, ou
pessoalmente nos horários de ensaio das crianças.
58
Anexo I
Como diria Bob Dylan – Zé Geraldo
Ei você que tem de 8 a 80 anos
Não fique aí perdido como ave sem destino
Pouco importa a ousadia dos seus planos
Eles podem vir da vivência de um ancião ou da
inocência de um menino
O importante é você crer na juventude que existe
dentro de você
Meu amigo, meu compadre meu irmão,
escreva a sua história pelas suas próprias mãos
(2x)
nunca deixe se levar por falsos lideres
todos eles se entitulam porta-vozes da razão
pouco importa o seu tráfico de influencias,
pois os compromissos assumidos quase sempre
ganham sub-dimensão;
O importante é você ver o grande líder que existe
dentro de você
Meu amigo, meu compadre meu irmão,
escreva a sua história pelas suas próprias mãos
(2x)
nunca deixe se intimidar pela violência
o poder da sua mente é toda a sua fortaleza
59
pouco importa esse aparato bélico universal
toda força bruta representa nada mais do que um
sintoma de fraqueza
O importante é você crer nessa força incrível que
existe dentro de você
Meu amigo, meu compadre meu irmão,
escreva a sua história pelas suas próprias mãos
(2x)
60

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